TIAGO MONTEIRO F1
O Tiago, para mim...
Há três características que eu considero pertencerem ao ser do Tiago: simpatia, disponibilidade e empenho. Tem uma capacidade de adaptação e desenvolvimento extraordinária. Quando soube que numa estreia a brincar, na Porsche Cup francesa, tinha feito maravilhas, e à chuva, pensei: não sei quem ele é mas, ou não me contaram tudo, ou realmente é um novo talento. Era um novo talento! Mantive-me sempre atento a todos os desenvolvimentos da sua carreira e nunca me deixou defraudado nas minhas expectativas. Como tenho a mania que sou visionário, fiquei encantado. Em Le Mans, na Formula 3, na Formula 3000, na Nissan Euro Series, na neve de Chamonix, no troféu Lamborghini, no Todo-o-Terreno, na Champ Cars,... eu sei lá... no primeiro teste de Formula 1 com a Renault em Barcelona!!! (o Alonso com milhares de km's e o Tiago fica a décimos do seu tempo!!!)Alguém o viu errar? Cometer um erro de estreante? Exceder-se por tentar "mostrar serviço"? Eu não vi. Se alguém viu, lamento a minha imprecisão, vítima certamente de entusiasmo que sempre me motivou a apoiá-lo.Vi sim, entrar "devagarinho" e surpreender de imediato.Tal como na Formula 1.Adoeci, de ouvir comentadores televisivos exacerbarem as prestações ilusórias duma "chamuça" que, ao contrário do nosso "pastel de bacalhau", já tinha efectuado testes na Jordan, "só" por ter mais meio$... Agora, que o azeite chegou finalmente à tona de água, já é bestial, "estive com ele esta semana"... etc... Adiante.Acho que, nesta altura do campeonato, já não é necessário explicar a ninguém o método de trabalho do Tiago.Chegar sem publicidade do género "eu vou fazer isto e aquilo", ver bem como funcionam as coisas e a partir de determinada altura dizer a todos: Já testei e ensaiei tudo o que quiseram, agora deixem-me andar! E que dizer da performance física na Formula 1?!!!Quantas vezes os pilotos "não estão bem este fim-de-semana" porque têm uma gripe...E o Tiago?Alguém o viu ir abaixo, quando esteve com febre, ou com dor de dentes? Impressionante.Desde a F3, recortava todos os jornais e revistas com notícias ou fotografias do Tiago, para lhe entregar. Agora, felizmente, já não dá para absorver toda a informação escrita. Escrevia mails a apoiar. Agora, espero que me desculpe, mas não tenho comunicado, ele está sempre presente no meu dia-a-dia e parece que já não preciso de comunicar, pois estou sempre em contacto mental! Ele é que se calhar já não se lembra de mim... não tem culpa!!! Tiago: ÉS GRANDE!!!
GP BRASIL -Opinião JosuéRamos

Neste fim-de-semana, fiquei de rastos, no que respeita a desporto automóvel.
Depois de estar no pico de expectativa, ao ver o Tiago a tirar o 13º tempo e o Trulli a perder 10 lugares, levei um banho de água fria quando soube que oTiago, em princípio ia ter que sair das boxes.
Pela minha percepção de "Técnico Caseiro da Jordan", o Tiago só podia ter feito aquele excelente tempo se tivesse pouca gasolina no depósito. Seria uma mudança de estratégia na equipa, visto que o Tiago costuma sair com o carro bem carregado de combustível.
Quando vi que, efectivamente, a partida ia ser a partir da boxe, ainda pensei que se ia aproveitar para atestar o carro "até à rolha" e o Tiago só fazia uma paragem.
Durante a prova, apesar de oficialmente se dizer que a prova estava a correr muito bem, sinceramente não achei. O Tiago não conseguia aproximar-se de ninguém, andava sempre em último. Pensei eu que seria por ter o carro tão cheio de gasolina, mas não... o Narain parou na volta 18 e o Tiago foi logo 5 voltas depois. Fiquei bastante decepcionado. Ainda por cima, com o passar do Grande Prémio, fui vendo, mais uma vez, o Sato a andar e andar e andar e aparar para reabastecer só na volta 37.
Lá está... o Sato partiu de 19º, poupou pelo menos 25 segundos ao esquecer uma paragem e acabou em 10º...
Mas OK... também não adiantava porque infelizmente o carro não aguentou...
Quanto ao resto, não gostei nada também de saber que o Kimi pôde trocar de pneus depois da qualificação sem sofrer qualquer penalização.
Acho que quando se começa com as excepções, o mais certo é acabar mal...
O Kimi pôde trocar de pneus, depois de ter forçado demais o andamento na qualificação. Sendo assim, o Tiago não tinha que perder tempo na primeira curva a ser cuidadoso... caso calhasse mal e tivesse que largar metade da borracha na pista, podia sempre alegar também que devia trocar de pneus por questões de segurança.
E se em vez disso, alegasse que precisava de trocar a embraiagem sem penalização??? Não é nada seguro um carro ficar parado na pista por ir abaixo, no momento da largada...
E se o Alonso tivesse um rebentamento de um pneu durante a prova???
Podia calhar muito mal... Imagine-se que, à custa disso, ele se espatifa a sério e parte uma perna!
Nunca mais era campeão este ano e depois ia alegar que também deveria ter trocado de pneus. Se ele tirou a pole, é porque forçou o andamento na qualificação...
Quanto ao novo campeão do mundo... acho que os nossos irmãos são os PALOP, o Brasil e Timor-Leste.
Os espanhóis não!
20050925 - RESUMO GP BRASIL - Interlagos
Diz-se que um azar nunca vem só. Esta frase aplica-se literalmente na história do que foi o Grande Prémio do Brasil para Tiago Monteiro.
A prova estava recheada de expectativa, após uma excepcional qualificação no Sábado, tendo Tiago feito o 13º melhor tempo, batendo o recorde nacional de Pedro Lamy e Mário Araújo Cabral que tinham conseguido ambos o 14º melhor tempo de qualificação na F1.
Mais expectativa foi criada, quando se soube da necessidade de Trulli de trocar de motor e consecutivamente descer 10 lugares na grelha. Tiago iria partir de 12º, ou seja, da sexta linha da grelha.
Infelizmente, foram detectados problemas na embraiagem do carro, o que obrigou Tiago a partir do Pit-Lane. “Fui obrigado a sair das boxes, porque o carro tinha um problema que requeria reparação e perdi a hipótese de largar de 11º, pois o Jacques Villeneuve também estava no Pit-Lane. A prova estava a correr mesmo muito bem, tinha passado os dois pilotos da Minardi e o Narain que era o meu primeiro objectivo, mesmo depois de ter perdido muito tempo atrás do Villeneuve e do Doornbros no início. Consegui fazer duas voltas muito boas e ganhar tempo para depois do pit-stop sair à frente do Narain e do Albers”.
Todo o esforço foi depois deitado por terra, quando o carro não resistiu: “Infelizmente, a mecânica pregou-me uma partida, com problemas ao nível do diferencial, o sistema hidráulico cedeu e depois comecei a sentir a direcção a ficar mais pesada, e de repente o carro ficou muito esquisito e parou. De todo o modo estou satisfeito, foi o meu primeiro problema mecânico em 17 Grandes Prémios, não me posso queixar muito”.
Tiago mantém o recorde de 16 corridas acabadas consecutivamente no ano de estreia na F1, o que já garante a entrada no Guiness. Tiago tem também ainda os Grandes Prémios do Japão e China, para tentar bater o recorde de Schumacher e Barrichello de terminar 17 Grandes Prémios na mesma temporada.
OBRIGADO TIAGO
Tenho-me esforçado por manter este BLOG actualizado o mais possível.
No entanto a minha vida não é isto (infelizmente) e portanto é complicado conseguir tempo para os prazeres... Quando publiquei a minha crítica sobre o GP da Bélgica, ganhei coragem e atirei o isco.
Enviei um mail para o próprio Tiago Monteiro, convidando-o a ver o BLOG.
Guardei poucas esperanças... se eu tenho pouco tempo para manter uma página na net actualizada, imagine-se o tempo que o Tiago terá para “aturar” malucos depois de passar o dia de volta do carro, dentro do carro, a cumprir compromissos publicitários, a estar com a família, a ter encontros com o Presidente da República, com Ministros, Galas de Solidariedade, sessões fotográficas, etc, etc...
Além do mais, todos temos a sensação que estes tipos que atingem a ribalta depois ficam “com a mania” e já não ligam nenhum ao Zé Ninguém.
ENGANEI-ME (ainda bem)...
Passo a transcrever o mail que enviei e a resposta que recebi:
De Josué para Tiago (14/09/2005)
>> Não sou grande "espada" em html... mas gostava que visses.
>>
>> http://tiagoracing.blogspot.com
>>
>> Cmpts
>> Josué Ramos
Resposta de Tiago para Josué (18/09/2005)
>>Obrigado Josué !
>>Estive a ler algumas das tuas opiniões mas infelizmente em competição nem tudo é possivel... E a tal paragem extra era obrigatória... Senão em vez de 1 ponto seria... Nada porque teria ficado sem gasolina...
>>Não te procupes...havera mais... :)
>>
>>Quanto ao resto, estou quase sempre de acordo contigo ! :)
>>Um abraço e obrigado pelo o apoio...
>>T.
Fiquei bastante feliz. Quase emocionado.
Como se não bastasse, recebi também um mail do Duarte Cancella de Abreu que é o RP do Tiago (www.dcanews.com). Não fez comentário em relação ao BLOG, mas enviou-me algumas estatísticas que terei todo o prazer de publicar.
Se eu fosse incrédulo, iria pensar que se calhar nem foi o próprio Tiago Monteiro que me respondeu, mas sim alguém em nome dele.
Mas eu acredito
Obrigado Tiago. Obrigado Duarte.
20050913 - Boletim de Opinião
Já expressei opinião no “Post” sobre o GP Bélgica sobre alguns dos assuntos que me têm incomodado ultimamente. Mesmo assim tenho mais umas coisas que devo atirar cá para fora. Continua a incomodar-me (e muito) o facto de ser o Narain a figura de destaque no www.f1jordan.com. Desculpem, mas, ou isto são interesses financeiros, ou isto é uma distracção absurda.
Outra coisa que me incomodou, foi o facto de o Tiago estar com Nacionalidade de Italiano no http://www.grandprix.com/stdrivers.html. Facto que já comuniquei lá à maltinha… não sei é se me vão ouvir.
Incomoda-me ainda mais é o destaque (nenhum) que houve na 1ª página do Jornal de Notícias no dia seguinte ao ponto ganho no Grande Prémio da Bélgica pelo piloto portuense. Na televisão também… não se ouviu falar de outra coisa que não fossem as tranças de um jogador de futebol… foi triste, mas foi assim.
A última coisa que me incomodou, foi a 2ª paragem do Tiago nas boxes. Faltava tão pouco para o final… podia ter ficado em 6º…
O Villeneuve só parou uma vez. O Kimi e o Sato. A Minardi só ia parar uma vez neste GP…
Acorda Tiago. Acorda Engenharia Jordan… Se se estavam a preparar para parar na volta 17, paravam antes na volta 22. Tenho a certeza de que seria possível.
Neste GP, o ganho de 40 segundos tinha valido 3 pontos em vez de 1…
Josué Ramos
20050911 - GP BELGICA - SPA Francorchamps
Para este Grande Prémio, a aposta foi toda dedicada à chuva.
Na sessão de qualificação de Sábado, Tiago Monteiro não conseguiu ir além do 19º lugar (penúltimo), deixando atrás de si só o Narain Karthikeyan. Veio depois a perceber-se que os Minardi tinham feito a qualificação quase sem gasolina, tendo portanto que partir das boxes, afim de abastecer.
A Minardi tem feito muitas manobras mediáticas nas qualificações, vindo depois a perder com isso na corrida.
Tiago, por sua vez, iniciou a corrida com o carro atestado. Desta forma, atrasa-se um pouco o andamento no início da prova, recuperando mais tarde ao efectuar menos paragens.
“Arranquei bem e consegui fugir do Karthikeyan ao mesmo tempo que tentava acompanhar o Sauber do Villeneuve, mas estava com o carro muito pesado. O Safety-Car entrou numa altura limite para nós em termos estratégicos, pois contava parar à 15ª volta. Felizmente conseguimos aproveitar a oportunidade e ganhei com a operação do Pit-Stop, de 17º para o oitavo lugar. Depois, foi a luta com o Williams do Webber, o Bar Honda do Button que durou umas voltas e me deu bastante gozo, embora não os tenha conseguido aguentar e passei para a 10ª posição na 18ª volta.”
Tiago manteve-se entre os 10 primeiros durante 29 das 44 voltas da corrida.
Nesta prova destaca-se também a boa prestação dos pneus intermédios da Bridgestone, que desta vez, ao contrário do que aconteceu em Monza, não hipotecaram as aspirações do Tiago.
Tiago Monteiro comenta também: “Este resultado é muito importante pelas circunstâncias como o conseguimos, com todas as equipas, e veio na altura certa. Este ponto é muito importante profissionalmente para mim, nesta corrida onde tudo foi impecável, não podia ter sido melhor.”
Este ponto conseguido na Bélgica tem um peso muito importante para o futuro do piloto. Não pela classificação no Mundial de Pilotos, mas sim pelo mediatismo que o mesmo provoca.
Depois do arranque “murcho” do Tiago na Formula 1, devido à adaptação, o facto de manter uma eficácia de 100%, ficar o mais à frente da tabela que o carro permite e ainda pontuar, favorece o entusiasmo dos portugueses e também da imprensa da especialidade.
Ao visitar o Site Oficial da Fórmula1 (www.formula1.com), podemos ver na galeria de fotos dos Grandes Prémios, o Tiago a aparecer cada vez mais. Na própria emissão televisiva, em momentos em que não haviam pontos de interesse principais, o Tiago foi filmado várias vezes pelo realizador.
Não se entende porque será que no Site Oficial da Jordan (www.f1jordan.com) –em manutenção desde o início da temporada – a figura principal seja o Narain ao volante do carro 19. Talvez seja por o Indiano ter mais patrocínios do que o Português.
A ajuda dos média generalistas portugueses também tem sido muito positiva. Pena é o facto de se terem esquecido todos (especialmente a televisão) de mencionar este feito…
20050904 – Grande Prémio de Itália - Monza
O Grande Prémio de Itália de Formula 1, onde se esperava uma boa prestação do Tiago Monteiro com o novo Jordan EJ15B Toyota, foi mais complicada do que se esperava.
Já nos treinos livres de sexta-feira, Tiago tinha referido ter alguns receios em relação ao comportamento dos pneus Bridgestone: “nota-se que estamos mais perto dos nossos adversários, mas não tanto como gostaríamos. O EJ15B não apresentou nenhum problema durante o dia de hoje, tendo as nossas dificuldades ficado pelos pneus que não funcionaram bem. Com o primeiro jogo o carro fugia muito de frente e com o segundo, embora tivesse conseguido a minha melhor volta 1:23,994, o Jordan estava a fugir de traseira. Temos de encontrar um compromisso no equilíbrio do carro que ajude os pneus a funcionar melhor,”
Mesmo com os problemas de pneus a persistirem, Tiago conseguiu, mais uma vez, cumprir os seus objectivos básicos de manter uma eficácia de 100% (15 corridas acabadas em 15 efectuadas) e ficar à frente dos dois Minardi e do Narain Karthikeyan, seu colega de equipa.
Não foi só a Jordan que sentiu dificuldades com os pneus. As outras equipas, também equipadas com Bridgestone (Ferrari e Minardi), não conseguiram as melhores prestações. Tiago comenta que: “Em Monza, anda-se muito depressa e não dá para arriscar. Pensávamos que estaríamos a melhorar no que respeita aos pneus, mas de facto foi um passo para trás. Com a Ferrari e um piloto como o Michael a terminar em 10º é prova que as coisas correram mal”.
Tiago recebeu a bandeirada em 17º lugar, numa prova que “soube a pouco”, não fossem as complicações de aderência já assumidas pela Bridgestone com um pedido de desculpas dado aos pilotos.
Este BLOG é um tributo.
O Tiago não é quem eu gostava de ser.
O Tiago, simplesmente, está a viver o que eu gostava de ter vivido. Ou eu o invejava ou eu o idolatrava...
Não o invejo.
ARL - Always red line...