Para este Grande Prémio, a aposta foi toda dedicada à chuva.
Na sessão de qualificação de Sábado, Tiago Monteiro não conseguiu ir além do 19º lugar (penúltimo), deixando atrás de si só o Narain Karthikeyan. Veio depois a perceber-se que os Minardi tinham feito a qualificação quase sem gasolina, tendo portanto que partir das boxes, afim de abastecer.
A Minardi tem feito muitas manobras mediáticas nas qualificações, vindo depois a perder com isso na corrida.
Tiago, por sua vez, iniciou a corrida com o carro atestado. Desta forma, atrasa-se um pouco o andamento no início da prova, recuperando mais tarde ao efectuar menos paragens.
“Arranquei bem e consegui fugir do Karthikeyan ao mesmo tempo que tentava acompanhar o Sauber do Villeneuve, mas estava com o carro muito pesado. O Safety-Car entrou numa altura limite para nós em termos estratégicos, pois contava parar à 15ª volta. Felizmente conseguimos aproveitar a oportunidade e ganhei com a operação do Pit-Stop, de 17º para o oitavo lugar. Depois, foi a luta com o Williams do Webber, o Bar Honda do Button que durou umas voltas e me deu bastante gozo, embora não os tenha conseguido aguentar e passei para a 10ª posição na 18ª volta.” Tiago manteve-se entre os 10 primeiros durante 29 das 44 voltas da corrida.
Nesta prova destaca-se também a boa prestação dos pneus intermédios da Bridgestone, que desta vez, ao contrário do que aconteceu em Monza, não hipotecaram as aspirações do Tiago.
Tiago Monteiro comenta também: “Este resultado é muito importante pelas circunstâncias como o conseguimos, com todas as equipas, e veio na altura certa. Este ponto é muito importante profissionalmente para mim, nesta corrida onde tudo foi impecável, não podia ter sido melhor.”
Este ponto conseguido na Bélgica tem um peso muito importante para o futuro do piloto. Não pela classificação no Mundial de Pilotos, mas sim pelo mediatismo que o mesmo provoca.
Depois do arranque “murcho” do Tiago na Formula 1, devido à adaptação, o facto de manter uma eficácia de 100%, ficar o mais à frente da tabela que o carro permite e ainda pontuar, favorece o entusiasmo dos portugueses e também da imprensa da especialidade.
Ao visitar o Site Oficial da Fórmula1 (www.formula1.com), podemos ver na galeria de fotos dos Grandes Prémios, o Tiago a aparecer cada vez mais. Na própria emissão televisiva, em momentos em que não haviam pontos de interesse principais, o Tiago foi filmado várias vezes pelo realizador.
Não se entende porque será que no Site Oficial da Jordan (www.f1jordan.com) –em manutenção desde o início da temporada – a figura principal seja o Narain ao volante do carro 19. Talvez seja por o Indiano ter mais patrocínios do que o Português.
A ajuda dos média generalistas portugueses também tem sido muito positiva. Pena é o facto de se terem esquecido todos (especialmente a televisão) de mencionar este feito…
¶ 23:59
Este BLOG é um tributo.
O Tiago não é quem eu gostava de ser.
O Tiago, simplesmente, está a viver o que eu gostava de ter vivido. Ou eu o invejava ou eu o idolatrava...
Não o invejo.
ARL - Always red line...