Neste fim-de-semana, fiquei de rastos, no que respeita a desporto automóvel.
Depois de estar no pico de expectativa, ao ver o Tiago a tirar o 13º tempo e o Trulli a perder 10 lugares, levei um banho de água fria quando soube que oTiago, em princípio ia ter que sair das boxes.
Pela minha percepção de "Técnico Caseiro da Jordan", o Tiago só podia ter feito aquele excelente tempo se tivesse pouca gasolina no depósito. Seria uma mudança de estratégia na equipa, visto que o Tiago costuma sair com o carro bem carregado de combustível.
Quando vi que, efectivamente, a partida ia ser a partir da boxe, ainda pensei que se ia aproveitar para atestar o carro "até à rolha" e o Tiago só fazia uma paragem.
Durante a prova, apesar de oficialmente se dizer que a prova estava a correr muito bem, sinceramente não achei. O Tiago não conseguia aproximar-se de ninguém, andava sempre em último. Pensei eu que seria por ter o carro tão cheio de gasolina, mas não... o Narain parou na volta 18 e o Tiago foi logo 5 voltas depois. Fiquei bastante decepcionado. Ainda por cima, com o passar do Grande Prémio, fui vendo, mais uma vez, o Sato a andar e andar e andar e aparar para reabastecer só na volta 37.
Lá está... o Sato partiu de 19º, poupou pelo menos 25 segundos ao esquecer uma paragem e acabou em 10º...
Mas OK... também não adiantava porque infelizmente o carro não aguentou...
Quanto ao resto, não gostei nada também de saber que o Kimi pôde trocar de pneus depois da qualificação sem sofrer qualquer penalização.
Acho que quando se começa com as excepções, o mais certo é acabar mal...
O Kimi pôde trocar de pneus, depois de ter forçado demais o andamento na qualificação. Sendo assim, o Tiago não tinha que perder tempo na primeira curva a ser cuidadoso... caso calhasse mal e tivesse que largar metade da borracha na pista, podia sempre alegar também que devia trocar de pneus por questões de segurança.
E se em vez disso, alegasse que precisava de trocar a embraiagem sem penalização??? Não é nada seguro um carro ficar parado na pista por ir abaixo, no momento da largada...
E se o Alonso tivesse um rebentamento de um pneu durante a prova???
Podia calhar muito mal... Imagine-se que, à custa disso, ele se espatifa a sério e parte uma perna!
Nunca mais era campeão este ano e depois ia alegar que também deveria ter trocado de pneus. Se ele tirou a pole, é porque forçou o andamento na qualificação...
Quanto ao novo campeão do mundo... acho que os nossos irmãos são os PALOP, o Brasil e Timor-Leste.
Os espanhóis não!