TIAGO MONTEIRO F1
20050825
  20050825 – Testes em Monza com o EJ15B
O EJ15B é a evolução do presente carro (EJ15) com que a Jordan tem corrido na Fórmula 1, conduzido pelo Tiago Monteiro e pelo Narain Karthikeyan.

O novo carro usa o mesmo motor V10 Toyota que o carro anterior, mas tem um novo chassis e uma nova carroçaria que permite (esperemos) que o carro tenha melhores prestações, sendo mais estável e consequentemente mais rápido.

Desta vez, o carro já não apresenta os mesmos problemas de aquecimento que apresentou nos primeiros testes e aparentemente está bastante fiável, pois que nestes dois últimos dias o Tiago já fez pelo menos 105 voltas ao circuito de Monza e sem sentir quaisquer problemas no carro.

Tiago foi o primeiro piloto a fazer os trabalhos de testes que estavam programados. Este é sem dúvida um indicador da confiança que a equipa de engenheiros tem nas capacidades técnicas do piloto.

No final do primeiro dia, Tiago comentou: Naturalmente que estamos todos satisfeitos, porque este teste foi muito positivo. Não tivemos um único problema nas 58 voltas que realizei, mesmo com o calor que se fazia sentir, o que é um excelente indicativo.”

Tiago testou também novos pneus Bridgestone e em relação à eficácia do carro, também comentou: “Esta pista só é boa para testar efectivamente a questão do motor, porque grande parte da volta estamos a fundo, passando os 350 km/h. Mas no que respeita à eficácia geral da aerodinâmica, que é a principal alteração do Jordan-Toyota EJ15B, esta não é a pista ideal, porque em todo o campeonato é a que menos importância tem.”

No segundo dia, foi também Tiago que iniciou os trabalhos, desta vez mais virados para a performance do EJ15B. O piloto portuense ficou bastante satisfeito, comentando: “Foi mais um dia muito bom. O carro voltou a demonstrar uma grande fiabilidade, fiz quase 50 voltas sem qualquer problema e consegui rodar em 1m23,383s, o que é quase 1,5s menos do que o meu tempo de ontem…”

Como balanço final dos testes realizados em Monza com o EJ15B, Tiago comenta: “Esta é uma pista em que o apoio aerodinâmico é diminuto, o que não nos favorece particularmente, mas saio de Itália muito contente com os progressos feitos.”.

Só após os testes de Tiago é que a máquina foi considerada como suficientemente testada e afinada para ser entregue aos outros pilotos da equipa, incluindo Narain Karthikeyan.

A nova máquina vai ser finalmente estreada em prova, no próximo Grande Prémio de Itália em Monza a 04-09-2005. Escolheu a sorte que fosse Tiago o feliz contemplado com este carro, visto que a equipa ainda não conseguiu preparar um para cada piloto.

Temos agora um pequeno trabalho fotográfico, onde se podem ver as diferenças entre os dois carros.

EM CIMA O EJ15 E EM BAIXO O NOVO EJ15B

 
20050821
  20050821 – GP TURQUIA – Istambul Park
Tiago Monteiro cortou a meta de mais um Grande Prémio, mesmo tendo tido problemas com a caixa de velocidades e sofrido um acidente provocado por Montoya.

Depois de mais uma excelente largada, passando de 14º para 11º, Tiago não pôde conter Schumacher a Sato atrás de si. A diferença de andamento das máquinas justifica esta perda de dois lugares.

Arranquei muito bem e fiz uma primeira parte de corrida muito boa. Claro que não foi possível manter o Schumacher e o Sato atrás de mim, mas consegui fugir dos meus adversários directos, o Narain e os dois pilotos da Minardi. Na primeira paragem nas boxes fiquei sem primeira velocidade devido a um problema de caixa, o que fez com que perdesse alguns segundos. Para além disso o sistema electrónico ficou descontrolado, o que dificultou nas passagens de caixa, particularmente nas reduções”explicou Tiago Monteiro.


Os problemas mecânicos persistiram mas mesmo assim Tiago Monteiro estava lançado no final da corrida para apanhar Narain Karthikeyan, fazendo menos dois segundos por volta do que o colega de equipa. Este esforço acabou por ser em vão quando Juan-Pablo Montoya a dobrar Tiago se atira para a frente dele na zona de travagem para a curva. Tiago fica sem apoio aerodinâmico na frente, impossibilitando a capacidade de travagem do Jordan EJ15, acabando por bater no McLaren-Mercedes. Mais tarde, Juan-Pablo Montoya veio a ser considerado culpado pelo acidente que provocou, apesar de não sofrer sanção.

Tiago teve que fazer nova paragem nas boxes, ficando em 15º e último, mas acabando mais um Grande Prémio, mantendo assim a eficácia de 100%.

 
Este BLOG é um tributo.

O Tiago não é quem eu gostava de ser.

O Tiago, simplesmente, está a viver o que eu gostava de ter vivido. Ou eu o invejava ou eu o idolatrava...

Não o invejo.

ARL - Always red line...

ARCHIVES
200501 / 200504 / 200505 / 200506 / 200507 / 200508 / 200509 / 200510 / 200511 /


Powered by Blogger

LIGA-TE