O novo carro usa o mesmo motor V10 Toyota que o carro anterior, mas tem um novo chassis e uma nova carroçaria que permite (esperemos) que o carro tenha melhores prestações, sendo mais estável e consequentemente mais rápido.
Desta vez, o carro já não apresenta os mesmos problemas de aquecimento que apresentou nos primeiros testes e aparentemente está bastante fiável, pois que nestes dois últimos dias o Tiago já fez pelo menos 105 voltas ao circuito de Monza e sem sentir quaisquer problemas no carro.
Tiago foi o primeiro piloto a fazer os trabalhos de testes que estavam programados. Este é sem dúvida um indicador da confiança que a equipa de engenheiros tem nas capacidades técnicas do piloto.
No final do primeiro dia, Tiago comentou: “Naturalmente que estamos todos satisfeitos, porque este teste foi muito positivo. Não tivemos um único problema nas 58 voltas que realizei, mesmo com o calor que se fazia sentir, o que é um excelente indicativo.”
Tiago testou também novos pneus Bridgestone e em relação à eficácia do carro, também comentou: “Esta pista só é boa para testar efectivamente a questão do motor, porque grande parte da volta estamos a fundo, passando os 350 km/h. Mas no que respeita à eficácia geral da aerodinâmica, que é a principal alteração do Jordan-Toyota EJ15B, esta não é a pista ideal, porque em todo o campeonato é a que menos importância tem.”
No segundo dia, foi também Tiago que iniciou os trabalhos, desta vez mais virados para a performance do EJ15B. O piloto portuense ficou bastante satisfeito, comentando: “Foi mais um dia muito bom. O carro voltou a demonstrar uma grande fiabilidade, fiz quase 50 voltas sem qualquer problema e consegui rodar em 1m23,383s, o que é quase 1,5s menos do que o meu tempo de ontem…”
Como balanço final dos testes realizados em Monza com o EJ15B, Tiago comenta: “Esta é uma pista em que o apoio aerodinâmico é diminuto, o que não nos favorece particularmente, mas saio de Itália muito contente com os progressos feitos.”.
Só após os testes de Tiago é que a máquina foi considerada como suficientemente testada e afinada para ser entregue aos outros pilotos da equipa, incluindo Narain Karthikeyan.
A nova máquina vai ser finalmente estreada em prova, no próximo Grande Prémio de Itália em Monza a 04-09-2005. Escolheu a sorte que fosse Tiago o feliz contemplado com este carro, visto que a equipa ainda não conseguiu preparar um para cada piloto.
Temos agora um pequeno trabalho fotográfico, onde se podem ver as diferenças entre os dois carros.
EM CIMA O EJ15 E EM BAIXO O NOVO EJ15B