Depois de mais uma excelente largada, passando de 14º para 11º, Tiago não pôde conter Schumacher a Sato atrás de si. A diferença de andamento das máquinas justifica esta perda de dois lugares.
“Arranquei muito bem e fiz uma primeira parte de corrida muito boa. Claro que não foi possível manter o Schumacher e o Sato atrás de mim, mas consegui fugir dos meus adversários directos, o Narain e os dois pilotos da Minardi. Na primeira paragem nas boxes fiquei sem primeira velocidade devido a um problema de caixa, o que fez com que perdesse alguns segundos. Para além disso o sistema electrónico ficou descontrolado, o que dificultou nas passagens de caixa, particularmente nas reduções”explicou Tiago Monteiro.
Os problemas mecânicos persistiram mas mesmo assim Tiago Monteiro estava lançado no final da corrida para apanhar Narain Karthikeyan, fazendo menos dois segundos por volta do que o colega de equipa. Este esforço acabou por ser em vão quando Juan-Pablo Montoya a dobrar Tiago se atira para a frente dele na zona de travagem para a curva. Tiago fica sem apoio aerodinâmico na frente, impossibilitando a capacidade de travagem do Jordan EJ15, acabando por bater no McLaren-Mercedes. Mais tarde, Juan-Pablo Montoya veio a ser considerado culpado pelo acidente que provocou, apesar de não sofrer sanção.
Tiago teve que fazer nova paragem nas boxes, ficando em 15º e último, mas acabando mais um Grande Prémio, mantendo assim a eficácia de 100%.