20051016 - RESUMO GP CHINA “Foi um Grande Prémio incrível”,disse Tiago Monteiro que esteve uma vez mais em grande, terminando a sua temporada de estreia na Fórmula 1, hoje no Grande Prémio da China no 11º lugar, ultrapassando todas as metas a que se tinha proposto. O piloto português conseguiu mais um recorde, ao cortar a meta em 18 das 19 corridas realizadas, passando para a frente de Michael Schumacher e Rubens Barrichello nessa tabela. Provando que merece com todo o mérito o título de Rookie do ano, hoje no Grande Prémio realizado em Xangai acabou por ficar líder de várias tabelas das estatísticas.
“Só posso estar muito feliz nesta minha temporada de estreia na Formula 1, porque cumpri com tudo o que tinha dito antes do início do ano. Fui o melhor Rookie e ainda consegui bater o recorde de provas consecutivas a ver a bandeira da chegada, que era de Jackie Stewart há 40 anos”, lembrou Tiago Monteiro que realizou um trabalho muito bom a todos os níveis, honrando o nome de Portugal, que foi milhões de vezes citado à sua conta nas televisões do mundo inteiro.
“Hoje arranquei novamente bastante bem e até ao primeiro Pit-Stop tinha uma boa vantagem para me poder manter à frente do Narain e dos outros. Mas como reabasteci antes da primeira entrada do Safety Car, a minha estratégia foi por água abaixo… porque os meus adversários aproveitaram o Safety Car para irem às boxes, e perderam muito menos tempo, no Pit-Stop face ao pelotão”.
Tiago, teve de tomar uma nova estratégia no segundo reabastecimento: “Foi encher o depósito ao máximo, como forma de chegar ao fim da corrida sem necessitar da terceira paragem. Tinha o carro muito pesado com o combustível e ficou inguiável. Ataquei e cheguei a estar em 10º, envolvido numa luta pelo “Top Ten” com o David Coulthard, Jenson Button e o meu velho amigo Jacques Villeneuve. O final da corrida foi muito competitivo com o Jarno Trulli, o Pizzonia e o Rubinho”, disse.
Desta vez o Tiago Monteiro não levou a melhor na sua “luta” com o Villeneuve, mas depois de um Grande Prémio da China em que claramente se evidenciou, o portuense terminou a corrida na mesma volta do vencedor: “Foi um bom Grande Prémio para terminar a temporada, deixando uma imagem muito positiva, que é importante neste fim do campeonato. Recebi felicitações de muita gente no Paddock e as infindáveis mensagens no meu telemóvel”.
O balanço não pode ser mais positivo: “Correspondi aos compromissos assumidos no inicio da temporada, com os meus patrocinadores e com a Jordan, pontuando duas vezes e conseguindo o melhor lugar entre os pilotos estreantes. Foi uma estreia que me deixa muito satisfeito e confiante para o futuro”.
Numa corrida ganha pelo novo Campeão do Mundo Fernando Alonso, Tiago Monteiro lembrou: “A oportunidade da subida ao Pódio em Indianapólis, obrigou muita gente a olhar para mim com mais atenção. Como voltei a pontuar pelo menos mais uma vez, ficou demonstrado que merecia ser o melhor rookie, pois superei constantemente os meus adversários”.
Tiago Monteiro não quis sair de Xangai sem antes ter uma palavra de sentida gratidão: “Com todos os meus mecânicos e técnicos da Jordan que contribuíram para conseguir esta temporada fantástica na F1. Quero dar um grande e forte abraço ao Sr. Secretário de Estado do Desporto, Dr. Lauentino Dias, a todos os patrocinadores, aos meus colaboradores mais próximos que foram incansáveis a resolver todos os problemas que tivemos de ultrapassar durante o ano, ao meu pai que sempre esteve do meu lado com o seu imprescindível apoio e ajuda moral”.
“A três pessoas que foram fundamentais neste ano espectacular da minha estreia na F1 pelo trabalho que desenvolveram, cada um na sua área, e que não prescindo de agradecer hoje, após o final da última corrida do ano: Ao João Lopes e a toda a sua equipa das Aventuras no Mundo que resolveu todos os assuntos com os patrocinadores. Ao meu advogado Didier Poulmaire, cujo trabalho não é tão visível, mas importante nas alturas cruciais e ao Duarte Cancella de Abreu e aos seus colaboradores da DCA Relações Públicas, que geriram toda a minha comunicação ao longo do ano”.
Para além de ter sido o melhor Rookie, Tiago Monteiro bateu dois Recordes do Mundo da F1: O piloto que mais Grandes Prémios cortou a linha da meta numa temporada, foram 18 em 19 oportunidades, batendo um recorde que era até agora de Michael Schumacher e de Rubens Barrichello de 17 provas num ano. E, o piloto que mais corridas terminou consecutivas no seu primeiro ano na F1, que passou de Sir Jackie Stewart (6 GP’s há 40 anos) para o Tiago, que terminou o triplo de provas.
Cópia Integral do Press-Release emitido pela DCA-News (Relações Públicas do Tiago Monteiro)
Este BLOG é um tributo.
O Tiago não é quem eu gostava de ser.
O Tiago, simplesmente, está a viver o que eu gostava de ter vivido. Ou eu o invejava ou eu o idolatrava...
Não o invejo.
ARL - Always red line...