20051009 -Opinião Josué Ramos GP JAPÃO Tal como todos os outros que se levantaram às 05:00 no Sábado, fiquei muito desapontado quando vi o Tiago a despistar-se na volta de lançamento para a Qualificação. Mas... se quero ser um bom crítico, tenho que aceitar este despiste como uma situação normal. Afinal, foi até agora, se bem me lembro, a segunda vez que o Tiago se despista sózinho em toda a temporada. Tenho a certeza que o piloto mantém a excelente eficácia, visto que é quem tem mais quilómetros percorridos em Grandes Prémios, sendo portanto obviamente o que está mais sujeito a falhar... Em conclusão, acho que este percalço não pode ser visto como mais do que isso mesmo... um percalço!
Quanto ao resto... continuo o mesmo chato de sempre...
Porque é que não se aposta (pelo menos uma vez) em fazer só uma paragem nas boxes para reabastecer???? Será que o carro não tem depósito que chegue??? Se não tem é uma falha GRAVE de construção! Mais uma vez, houve um piloto (Villeneuve) que apostou numa só paragem e ganhou com isso.
Vejamos: - Caso o Tiago só parasse uma vez, ficaria (parece-me lógico) à frente do SATO (era uma boa promoção, visto que estavamos na terra dele); - Estamos sempre a ouvir que os pneus demoram 4 a 6 voltas a ficarem quentes (caso o carro andasse 20 ou 30 Kg mais pesado, os pneus aqueciam mais depressa); - 30 Kg de combustível a mais que eram consumidos em cerca de 10 voltas não iam fazer "perder" o pelotão; - Nem que se perdesse 3 seg na primeira volta, 2,5 seg na segunda, etc, ia-se perder no máximo 15 a 20 segundos, ganhando pelo menos 40 com menos uma paragem (temos que nos lembrar que além do tempo perdido no pit-lane também há o tempo perdido em desaceleração e nova aceleração); - Além do mais... caso houvesse um furo ou um toque que obrigasse a mais uma paragem, faziam-se assim duas paragens no total, mantendo a competitividade.
Desculpem-me todos... estou a ficar chato, mas quando um gajo está convicto... não há quem o cale.
No entanto Tiago, parece que fizes-te um excelente Grande Prémio.
Este BLOG é um tributo.
O Tiago não é quem eu gostava de ser.
O Tiago, simplesmente, está a viver o que eu gostava de ter vivido. Ou eu o invejava ou eu o idolatrava...
Não o invejo.
ARL - Always red line...